O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma em que a pessoa percebe o mundo e interage com as pessoas e com o que está ao seu redor.
Ele pode aparecer em níveis diferentes e algumas vezes, a pessoa dentro do espectro do autismo pode migrar de um nível para o outro.
Com a ciência ABA e outras intervenções baseadas em evidências, é possível ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social do autista.
O autista no nível 3 normalmente precisa aperfeiçoar suas habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas como ler, conversar e interagir.
É possível haver melhora ou regressão
Portanto, sim é possível haver melhora ou regressão em relação aos níveis de suporte de TEA, pois se a família não se dedica aos tratamentos como as medicações, o abandono, inconsciência nas terapias, escolha do local de confiança e qualidade para o tratamento da pessoa, esses são fatores que podem ocasionar na regressão no desenvolvimento da pessoa fazendo com que ela passe do nível de suporte 1 para o 2 por exemplo.
Sendo assim objetivo das intervenções é permitir que os indivíduos sejam bem-sucedidos e menos dependentes.
Com todas as intervenções é possível migrar do nível 3 para o nível 2 ou do nível 2 para o nível 1, por exemplo. Esse é o objetivo das intervenções, desenvolver habilidades e consequentemente mais autonomia e independência da pessoa com autismo.
A criança ou jovem com autismo no nível 1 se não for estimulada desde cedo, poderá aumentar as suas limitações sociais e seguir para o nível 2, precisando assim de mais de suporte. Isso é mais raro, mas pode acontecer também.
Vale destacar que é fundamental buscar por uma equipe multidisciplinar especializada no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Confira mais artigos do nosso blog.

Quando buscar uma clínica especializada? Sinais de neurodivergência que muitos pais ignoram
Reconhecer sinais de neurodivergência no desenvolvimento do filho nunca é simples. Afinal, é comum que pais sintam medo, dúvida, culpa ou se apoiem em discursos

Estímulos para bebês com síndrome de Dow: guia para pais na primeira infância
A criação de estímulos para bebês com síndrome de Down é uma das formas mais amorosas e transformadoras de fortalecer o desenvolvimento desde os primeiros

Educação inclusiva na prática: quando escola, família e terapeutas caminham juntos
A educação inclusiva na prática acontece quando escola, família e terapeutas constroem, juntos, uma rede de apoio consistente, afetiva e organizada em torno da criança.