Pronto Atendimento

Post: DICA DE LEITURA PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TEA

DICA DE LEITURA PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TEA

DICAS DE LEITURA PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TEA
Pais de crianças no espectro autista devem absorver o máximo de conhecimento sobre TEA e seus diagnósticos e terapias. Esta iniciativa ajuda nos tratamentos dos filhos e potencializa as suas conquistas.

Pais de crianças no espectro autista devem absorver o máximo de conhecimento sobre TEA e seus diagnósticos e terapias. Esta iniciativa ajuda nos tratamentos dos filhos e potencializa as suas conquistas. As habilidades se desenvolvem de maneira mais rápida e efetiva quando existe a prática constante e frequente das terapias, de maneira integrada e multidisciplinar.

A participação efetiva dos pais nas terapias das crianças é de extrema importância. As intervenções devem ser aplicadas por profissionais especializados e continuadas em casa pelos pais e na escola pelos professores.

O Próximo Degrau trouxe algumas dicas de leitura para aprofundar este conhecimento:

 

AUTISMO COMPREENDER E AGIR EM FAMÍLIA (Geraldine Dawson, Sally Rogers, Laurie Vismara)

Este livro apresenta diversas ferramentas divertidas e recompensadoras para que as crianças no espectro autista desenvolvam desde cedo habilidades necessárias para o seu desenvolvimento. Os pais desempenham um papel fundamental na estimulação dos bebês e crianças com o TEA (transtorno do espectro autista), contribuindo para a sua capacidade de aprendizagem. As autoras do livro foram as criadoras do programa de intervenção modelo Denver, tratamento precoce em crianças com autismo. O livro mostra através de histórias reais as estratégias práticas e acessíveis para o desenvolvimento da brincadeira, da linguagem e do envolvimento.

 

O CÉREBRO AUTISTA: PENSANDO ATRAVÉS DO ESPECTRO (Temple Grandin, Richard Panek, Cristina Cavalcante)

Temple Grandin, uma das autoras do livro, que também é autista, descreve as importantes descobertas sobre TEA (transtorno do espectro autista) e as suas próprias vivências no espectro. De 1943 quando se deu os primeiros estudos sobre o tema até as mais inovadoras técnicas atuais. Segundo a autora, não devemos nos prender a rótulos, pois o espectro é vasto e possui muitas particularidades. Portanto, os diagnósticos e as terapias não devem ser agrupados, pelo contrário, devem ser tratados caso a caso levando em conta as suas particularidades e singularidades.

 

O CÉREBRO DA CRIANÇA: 12 ESTRATÉGIAS REVOLUCIONÁRIAS PARA NUTRIR A MENTE EM DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO E AJUDAR A SUA FAMÍLIA A PROSPERAR (Daniel J. Siegel, Tina Payne Bryson) Tradução (Cassia Zanon)

Este livro é um best seller do New York Times. O autor e neuropsiquiatra Daniel J. Siegel e a psicoterapeuta Tina Payne Bryson fizeram uma obra direcionada a pais e educadores orientado-os no processo de maturidade da inteligência emocional das crianças autistas. Eles mostram interações cotidianas, consideradas oportunidades valiosas para o desenvolvimento das habilidades. Estas interações ajudam no desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

 

CEM DÚVIDAS SOBRE O AUTISMO (José Salomão Schwartzman)

O livro Cem Dúvidas sobre o Autismo do autor e neuropediatra José Salomão Schwartman aborda as questões mais comuns dos pais e cuidadores quando se recebe o diagnóstico de autismo.

Compartilhe