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Desenvolvimento de habilidades sociais

habilidades sociais
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) tem como uma de suas características a dificuldade de interação social, comunicação e aprendizado.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta características que afetam habilidades sociais, comunicação e aprendizado, exigindo atenção especial no ambiente escolar. Além de garantir o acesso ao ensino, é essencial promover a inclusão, tornando a escola um espaço acolhedor e estimulante.


Crianças com TEA podem enfrentar desafios significativos para interagir com colegas, professores e funcionários. Isso ocorre porque as habilidades sociais envolvem processos complexos, como empatia, reciprocidade, interpretação de expressões faciais e sinais não verbais, além de ajustar comportamentos conforme o contexto. Ensinar essas competências é essencial para que elas possam construir relações mais significativas.


Um dos passos iniciais é ajudar a criança a reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros, utilizando um vocabulário emocional adequado. Além disso, fornecer dicas sobre comunicação não verbal e expressões faciais pode facilitar a compreensão das dinâmicas sociais. Essas estratégias criam um ambiente mais favorável para o desenvolvimento das interações.


No plano pedagógico, regras claras e expectativas bem definidas auxiliam na adaptação ao ambiente escolar. É importante também celebrar conquistas, por menores que sejam, para reforçar comportamentos positivos e motivar a convivência social.

O desenvolvimento dessas habilidades exige tempo, dedicação e uma abordagem integrada. Uma equipe multidisciplinar, composta por pediatra, neuropediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e pedagogos, é fundamental nesse processo. Pais e responsáveis também desempenham um papel crucial, oferecendo suporte emocional e acompanhando de perto os avanços da criança.


Com as intervenções adequadas, crianças com TEA podem aumentar seu interesse pelo ambiente escolar, desenvolver suas competências sociais e aprender a interagir de maneira mais eficaz. A inclusão escolar não é apenas uma necessidade, mas um caminho para transformar o aprendizado em uma experiência significativa e enriquecedora.


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