Agende uma Reunião

Dia do orgulho autista

dia do orgulho autista
Criado em 2005 pelo grupo Aspies for Freedom (AFF) dos Estados Unidos, a data se tornou um evento global em pouco tempo.

Em 18 de junho é comemorado Dia do Orgulho Autista.

Criado em 2005 pelo grupo Aspies for Freedom (AFF) dos Estados Unidos, que se inspirou no movimento Orgulho LGBT. Para este dia, foi criada uma logomarca especial, representado pelo símbolo do infinito com o fundo de um arco-íris. A defesa da logomarca é a diversidade com suas infinitas variações e possibilidades.

A data se tornou um evento global em pouco tempo.

Seus temas e eventos se espalharam pelo mundo. O primeiro evento foi em 2005, sediado no Brasil, em Brasília, com o tema Aceitação, não cura”.

No ano seguinte, foram realizados dois eventos com o título Celebrar Neurodiversidade, realizado na Alemanha e outro no Scienceworks Museu em Melbourne, Austrália.

Em 2007 o tema foi “Autistas Falam. É hora de ouvir”, em 2008 e 2009 não teve um tema específico, em 2010 foi “Perspectivas, não medo”, e 2011 “Reconhecer, Respeitar, Incluir”. A partir de 2012 o evento não teve um tema específico, porém muitos países realizaram celebrações como por exemplo Israel, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

Este evento carrega a essência da neurodiversidade, incluindo as pessoas dentro do espectro com suas características próprias e únicas na sociedade.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email