Agende uma Reunião

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

conscientização do autismo
Desde 2008, o dia 2 de abril é celebrado mundialmente como o Dia de Conscientização do Autismo.

Desde 2008, o dia 2 de abril é celebrado mundialmente como o Dia de Conscientização do Autismo.

Criado em 18 de dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas, a data reforça a lembrança da importância do assunto para um diagnóstico precoce e intervenções adequadas para o desenvolvimento das pessoas dentro do espectro.

Em 2021 a ONU elegeu a Inclusão como tema principal para levantar a questão sobre o autismo. Em anos anteriores, foram abordados temas que incluíam a Tecnologia (2019) para auxiliar na qualidade de vida das pessoas dentro do espectro, o Empoderamento Feminino (2018) e a Autonomia (2017) relacionado em diversos aspectos da vida de pessoas autistas.

Como tradição, diversos locais considerados os cartões postais do mundo são iluminados em sua totalidade com a cor azul. Esta cor foi escolhida como símbolo pois representa o sexo masculino. Atualmente 1 a cada 4 diagnósticos no espectro são do sexo masculino.

Ter uma data de conscientização é muito importante pois faz com que a sociedade tenha conhecimento e consciência sobre o autismo. Quanto maior o conhecimento sobre o assunto, melhor será o engajamento das pessoas para se promover estudos e descobertas, ou seja, os meios de diagnósticos para a compreensão do espectro, tratamentos que possibilitem o desenvolvimento adequado e a inclusão são beneficiados com os estudos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email