Agende uma Reunião

Disgrafia

Disgrafia
A disgrafia é um transtorno que afeta a habilidade da escrita, uma dificuldade motora ao escrever que prejudica a qualidade da escrita.

A disgrafia é um transtorno que afeta a habilidade da escrita, uma dificuldade motora ao escrever que prejudica a qualidade da escrita. A caligrafia afetada apresenta as letras pouco diferenciadas, ou seja, quase sem distinção uma da outra, além de serem mal elaboradas e proporcionadas.

As causas da disgrafia podem ser maturativa (onde há uma alteração  na motricidade e equilíbrio), caracteriais (fatores psicoafetivos e aspectos da personalidade) e pedagógica (forma de ensino, uso de materiais inadequados e velocidade na aprendizagem).


Sua avaliação é feita através da observação por uma equipe multidisciplinar onde se leva em conta o grafismo da criança em relação ao layout da página, a regularidade das letras (formato, proporção), espaçamentos, formas erradas, além da postura ao escrever (inclinação da folha, forma de segurar o lápis).

Geralmente a disgrafia está associada a outros transtornos como a dislexia e TDAH (transtorno do deficit de atenção e/ou  hiperatividade). Aproximadamente 8% das crianças apresentam os sinais da disgrafia. A disgrafia pode ser diagnosticada caso a criança apresente vários sinais em conjunto, como os itens abaixo:

  • dificuldade em identificar letras maiúsculas e minúsculas;
  • escrita ilegível;
  • misturar letras bastão e cursiva;
  • omissão ou troca de letras constante;
  • dificuldade de expressar o pensamento no papel;
  • desordem da folha escrita;
  • cópia lenta;
  • manuseio incorreto do lápis ou caneta;
  • pontuação deficiente ou inexistente.


O tratamento dos transtornos na aprendizagem  é multidisciplinar, ou seja, através de várias áreas com profissionais especializados como neuropediatra, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional entre outros.

O diagnóstico precoce é importante para que a criança tenha um tratamento adequado, através de uma equipe interdisciplinar, com o foco no seu desenvolvimento e minimizando o prejuízo no aprendizado escolar.


FONTE:

http://www.itad.pt/tratamento-de-psicologia/disgrafia/

https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/

https://educamais.com/disgrafia/

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email