As brincadeiras sociais podem parecer algo inerente à criança, mas será mesmo? Brincar pode ser reforçador por vários fatores, desde pertencer a um grupo até realizar as atividades preferidas (futebol, pega–pega etc.).
Mas e quando a criança apresenta dificuldade comunicativa e social ou inabilidades imitativas e instrucionais? O ambiente da brincadeira pode facilmente se transformar aversivo. A tentativa e fracasso repetidas vezes de tentar interagir sem um plano e uma estratégia voltada para a criança e suas dificuldades de socialização podem afastá-la cada vez mais desse ambiente social. Quando falamos em dificuldade, pensamos nos comportamentos que podem se transformar em barreiras para que a criança participe de jogos e brincadeiras, alguns comportamentos como: estereotipias, comportamentos autolesivos e heteroagressivos.
Se por um lado, alguns comportamentos devem ser inibidos, outros devem ser incentivados. Para isso podem ser utilizados treinos de comunicação, incluindo pistas visuais e outras estratégias de forma funcional e divertida.
Na Educação Física especial, uma área da Educação Física especializada em planejar e estruturar aulas se embasada na ABA (Análise do Comportamento Aplicada), tem como objetivo utilizar o processo de aprendizagem para trabalhar comportamentos e habilidades sociais. Sendo assim, a aula será voltada não só para o aprendizado motor, mas também focada ao ensino de habilidades que possibilitem que a criança participe de brincadeiras, seguindo as regras propostas e se comunicando de forma adequada, para que dessa forma o aprendizado seja reforçador, despertando o interesse da criança pela socialização através do brincar e do lúdico.
![Luiz Henrique](https://www.proximodegrau.com.br/wp-content/uploads/2022/04/luiz.png)
![emoções de crianças autistas](https://www.proximodegrau.com.br/wp-content/uploads/2024/07/emocoes-300x200.jpg)
Como compreender as emoções de crianças com autismo?
Diferenças neurológicas podem afetar o processamento de emoções, tornando-as mais intensas e confusas.
![graus de autismo](https://www.proximodegrau.com.br/wp-content/uploads/2024/06/grausautismo-300x200.jpg)
O que são os graus de autismo?
O TEA é classificado em diferentes níveis, baseados na intensidade dos sintomas e na necessidade de suporte.
![mãe com filho autista](https://www.proximodegrau.com.br/wp-content/uploads/2024/06/comolidar-300x200.jpg)
Como lidar com crises de uma criança autista?
Uma crise é uma resposta intensa e involuntária a um estímulo.
![orofacial](https://www.proximodegrau.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Captura-de-Tela-2024-04-30-as-15.33.43-min-300x197.png)
Fonoaudiologia-Motricidade orofacial
Motricidade orofacial: movimentos fundamentais para diversas funções do organismo.
![Autismo e inclusão escolar](https://www.proximodegrau.com.br/wp-content/uploads/2024/02/img-inclusao-escolar-min-300x200.jpg)
Inclusão escolar: a importância da participação dos pais
A instituição de ensino deve buscar estratégias para que o processo de aprendizagem aconteça com qualidade.
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Fisioterapia, um aliada no tratamento do autismo
Ferramenta valiosa para ajudar crianças com autismo.