Agende uma Reunião

EQUIPE INTERDISCIPLINAR

TEA - Equipe interdisciplinar
Uma equipe interdisciplinar busca identificar e quantificar os principais desafios, necessidades e oportunidades para potencializar o desenvolvimento de cada criança.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista), é chamado de espectro pois apresenta diversos graus de intensidade e diferentes aspectos que o identificam no diagnóstico.

Cada criança dentro do espectro é única e deve ser tratada com um plano específico, construído de forma individual, ou seja, especialmente para as necessidades do seu desenvolvimento.

O TEA não tem cura, porém um tratamento adequado pode minimizar os sintomas e fazer com que as crianças dentro do espectro tenham uma melhor qualidade de vida.

Tudo começa através da observação dos pais no comportamento da criança. Quando existe alguma diferença no desenvolvimento da criança, comparada aos padrões típicos dos marcos do desenvolvimento, os pais recorrem ao pediatra.

A partir daí, uma equipe interdisciplinar começa a atuar no planejamento individual para desenvolvimento das habilidades da criança.

A equipe é chamada de Interdisciplinar, pois são vários profissionais de saúde atuando em conjunto para o desenvolvimento da criança, ,porém em constante comunicação entre si para a troca de informações e melhoria das intervenções.

A equipe Interdisciplinar geralmente é composta por:

Pediatra

Neuropediatra

Psicólogo

Fonoaudiólogo

Terapeuta Ocupacional

Educador Físico Especializado

Pedagogo

Uma equipe interdisciplinar proporciona um entendimento aprofundado sobre a criança com suas individualidades, além das relações familiares e sociais. O resultado é um maior desenvolvimento das habilidades que minimiza as dificuldades características do espectro.

Por isto, o diagnóstico precoce é muito importante, quanto antes for iniciado o tratamento, melhores serão os resultados.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email