Agende uma Reunião

FILMES COM O TEMA AUTISMO

Filmes sobre autismo
Confira alguns títulos de filmes que separamos para você sobre o autismo.

O autismo na sétima arte:

 

O garoto que podia voar (1986)

Esta é a história de Eric Gibb (Jay Underwood), um adolescente autista que sonha em voar. Durante a trama, ele salva a sua vizinha (Lucy Deakins) de uma queda e as pessoas começam a achar que ele realmente pode voar.

 

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993)

Leonardo di Caprio recebeu sua primeira indicação ao Oscar interpretando Arnie, o irmão caçula do autista Gilbert Grape (Johnny Depp) que após a morte do pai precisa sustentar a família composta pela mãe e irmão caçula. Com as interações sociais, Arnie acaba se metendo em algumas encrencas.

 

Código para o inferno (1998)

Bruce Willis é um agente do FBI encarregado de cuidar de um menino autista de 9 anos, interpretado por Miko Hughes que decifrou um código do governo americano. Para interpretar este papel, Miko frequentou uma escola especial para crianças autistas e uma psicóloga para saber como se portar.

 

Rain Man (1999)

Dustin Hoffman é Raymond, um autista adulto com habilidades matemáticas incríveis. Tom Cruise interpreta o papel de seu irmão que desconhece a existencia de Raymond até a morte dos seus pais. Dustin Hoffman ganhou o Oscar de melhor ator.

 

Um certo olhar (2006)

Alan Rickman interpreta Alex, um homem que dá carona para uma jovem. Eles sofrem um acidente de carro que acaba no falecimento da garota. Alex encontra a mãe dela, Linda (Sigourney Weaver) para dar a notícia. Linda é autista. Os dois convivem até o funeral da jovem, mostrando um relacionamento com as particularidades de Linda e o trauma de Alex.

 

Sei que vou te amar (2007)

Charlie (Luke Ford) é o mais velho de dois irmãos, ele tem autismo e TDAH. Seu irmão caçula é Thomas (Rhys Wakefield), que deseja ter uma vida normal, sempre interrompida pelos acontecimentos do irmão. Sua namorada Jacki (Gemma Ward) muda o seu ponto de vista e o faz aceitar Charlie do jeito que ele é.

 

Temple Grandin (2010)

Claire Danes interpreta Temple Grandin, uma cientista norte-americana, autista. Seu doutorado criou técnicas que ajudaram a indústria da pecuária e revolucionou o manuseio do gado. Claire Danes conviveu com Grandin para viver esta personagem.

 

Fly away (2011)

O filme mostra o relacionamento familiar de Jeanne (Beth Broderick) e Mandy (Ashley Rickards). Jeanne é mãe solteira e Mandy sua filha autista. Fly away mostra uma história de amor onde o crescimento de Mandy demanda novas necessidades a medida que ela fica mais velha.

 

The story of Luke (2012)

Lou Taylor Pucci interpreta Luke, um jovem autista de 25 anos super protegido pela avó. Ele começa a buscar um emprego e um amor quando sua avó morre e precisa aprender a interagir com o mundo.

 

Vida, animada (2016)

Esta é a história de Owen Suskind um autista que ficou em sua solidão por vários anos até começar a assistir filmes da Disney.
Em formato documentário, o filme mostra como a família começou a interagir com Owen através dos diálogos e canções das animações.

 

Tudo que quero (2017)

Wendy é uma jovem autista interpretada por Dakota Fanning. Ela é fã de Star Trek e gosta de escrever. Decidida a participar de uma competição de escrita, ela parte em uma aventura sozinha para entregar o seu manuscrito.

 

Farol das orcas (2017)

Farol das orcas é um filme baseado no livro Agustin Corazon Abierto, de Roberto Bubas. Esta é a história real de Augustin é um menino com autismo severo. Sua mãe o leva para a Patagônia para conhecer as orcas, ela acredita que os animais o ajudem a encontrar suas emoções. O filme também mostra a negligência paterna, onde o pai abandona a criança quando percebe alguma deficiência ou limitação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email