...
Pronto Atendimento

Fonoaudiologia-Motricidade orofacial

orofacial
Motricidade orofacial: movimentos fundamentais para diversas funções do organismo.

MOTRICIDADE OROFACIAL: MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA DIVERSAS FUNÇÕES DO ORGANISMO, COMO ALIMENTAÇÃO, RESPIRAÇÃO E FALA.

Fonoaudiologia: Motricidade orofacial é um conjunto de movimentos que envolvem os músculos da face, boca, língua, faringe e laringe. Esses movimentos são fundamentais para diversas funções do organismo, como a alimentação, a respiração e a fala.

A importância da motricidade orofacial está relacionada com o desenvolvimento e

manutenção dessas funções básicas. Quando os movimentos são realizados de forma inadequada, podem ocorrer problemas na mastigação, na deglutição, na fala e na respiração, afetando a qualidade de vida das pessoas e principalmente das crianças.

Nos casos de TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), observa-se comumente a presença de atraso motor global que consequentemente, corrobora para um quadro de perda de tônus, força e equilíbrio. Por esse motivo, durante as intervenções de fonoaudiologia, a motricidade orofacial torna-se uma grande aliada no desenvolvimento e aperfeiçoamento das funções orofaciais. O trabalho de força, postura, mobilidade e tônus das estruturas orofaciais marcam grande presença nas sessões fonoaudiológicas, atuando diretamente e indiretamente na alimentação, fala e respiração.

coordenação pneumofonoarticulatória

Paralelamente, outro aspecto amplamente trabalhado durante as intervenções fonoaudiológicas é a coordenação pneumofonoarticulatória, que consiste em um processo complexo que envolve a coordenação dos sistemas respiratório, fonatório e articulatório, que são responsáveis pela produção da fala.

 

Em resumo, a coordenação pneumofonoarticulatória consiste na utilização adequada do ar que é expirado pelos pulmões, para produzir sons através das pregas vocais na laringe, e em seguida, articulá-los para formar as palavras, frases e sentenças que compõem a fala. O processo de coordenação pneumofonoarticulatória requer

a interação harmônica entre esses sistemas e um controle fino dos músculos envolvidos em cada etapa, para que a fala seja compreensível e eficiente.

Por isso, é fundamental que a motricidade orofacial seja avaliada e tratada por fonoaudiólogos para prevenir e tratar possíveis disfunções e garantir um bom funcionamento das funções orofaciais.

 

As imagens acima demonstram o trabalho de motricidade orofacial sendo realizado com uma das nossas crianças. Aqui trabalhamos coordenação pneumofonoarticulatória, força, tônus e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios

Compartilhe

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.