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TEA-Estratégias para o desenvolvimento de habilidades sociais

Habilidades sociais e TEA
Confira algumas práticas que podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais.

As crianças diagnosticadas com TEA-Transtorno do Espectro Autista apresentam uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma área estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo. Geralmente, elas possuem o desejo de interagir, mas não sabem o que fazer em novos cenários. 

Alguns pesquisadores apontam que se essas dificuldades não forem alvo de intervenções precocemente, podem se tornar mais frequentes durante o período da adolescência, pois é nessa fase em que as relações sociais se tornam mais complexas.

Por isso, hoje trouxemos algumas práticas que podem auxiliar pais, responsáveis e professores a desenvolver habilidades sociais. Confira a seguir! 

Como ensinar habilidades sociais

Vídeo modelação: A vídeo modelação também funciona como a demonstração de comportamentos alvos como modelos, a diferença é que esta prática é feita através de vídeos para a aprendizagem de determinados repertórios.

Os vídeos podem ser bons aliados para incentivar comportamentos e generalizar em contextos semelhantes. 

Criação e manutenção de rotina: crianças com TEA respondem melhor quando têm uma rotina bem definida, isso traz previsibilidade e direcionamento. A repetição de processos contribui muito para a aprendizagem e a melhora das habilidades sociais.

Ensino por tentativa discreta: O ensino por tentativas discretas tem um formato estruturado e se caracteriza por dividir unidades pequenas de instruções em pequenos passos ensinados um de cada vez durante uma série de tentativas.  Todas as habilidades podem ser fragmentadas e ensinadas por passos a depender do grau de complexidade e do tempo de respostas. Os aprendizados necessitam ser reforçados a cada passo e diferentes tipos de ajuda devem ser oferecidas começando pela ajuda total e seguindo até que a criança seja capaz de realizar de forma independente aquilo que foi proposto. 

Seguem três habilidades básicas importantes e pré-requisito para a aquisição de outros aprendizados sociais: 

Contato visual: Procurar, estabelecer e sustentar o contato visual é uma habilidade importante a ser aprendida pois é imprescindível para o estímulo do comportamento social e está intimamente ligado às áreas de maior comprometimento no espectro.

A comunicação e a interação: É pré-requisito no avanço de habilidades sociais o falar, responder quando solicitado, interessar-se pelo outro e sentir a necessidade da troca com os pares. O comportamento de ouvinte que trata de compreender instruções e transformá-las em ações também é uma habilidade de comunicação fundamental para que se estabeleçam interações sociais. 

Imitação: É a habilidade mais importante para a aquisição de novos aprendizados principalmente se tratando de habilidades sociais já que por meio da imitação somos capazes de nos portar em diferentes ambientes de acordo com as determinações sociais.

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