Agende uma Reunião

Hiperfoco

Hiperfoco - Autismo
Crianças com TEA, podem apresentar o hiperfoco caracterizando um comportamento restrito e repetitivo ou estereotipado.

Hiperfoco no espectro autista é uma maneira de descrever a máxima concentração em um determinado assunto por um período prolongado. Crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), podem apresentar o hiperfoco caracterizando um comportamento restrito e repetitivo ou estereotipado.

Crianças com hiperfoco ficam tão concentradas num assunto específico que conseguem bloquear o mundo ao seu redor.

Este tipo de comportamento pode aparecer na infância e ser notado pelos pais através de algumas atitudes dos filhos como o alinhamento de objetos, usar os brinquedos de maneira pouco usual, como por exemplo girar as rodas do carrinho ao invés de interagir com ele no mundo do faz de conta ou direcionar a atenção a somente um tipo de brinquedo, entre outros.

 

O hiperfoco indica um comportamento repetitivo e restritivo. Um brinquedo, livro, filme, música, imagens, som, tudo pode ser alvo do hiperfoco.

 

Quando o hiperfoco é trabalhado corretamente pelos profissionais especializados no espectro autista, pode se tornar um grande aliado no aprendizado das habilidades e inclusive pode fazer parte do futuro profissional da criança.

 

O cérebro absorve novos aprendizados com maior facilidade com assuntos de preferência da criança. As ligações neuronais se estabelecem através das vivências positivas que se repetem até consolidar o aprendizado. O hiperfoco pode ser utilizado neste sentido, para consolidar aprendizados e aumentar o repertório de conhecimento da criança.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email