Agende uma Reunião

O TEA E OS SÍMBOLOS

TEA e seus símbolos
Entenda os símbolos do autismo: o quebra-cabeças, a cor azul, o laço com o quebra-cabeças e o sinal do infinito com as cores do arco-íris.

TEA é o Transtorno do Espectro Autista. Entenda a origem e o significado dos seus símbolos:


O quebra-cabeça

Este símbolo surgiu em Londres em 1963. Foi criado por Gerald Gasson, na época, membro do conselho da National Autistic Society e pai de uma criança com TEA. Este símbolo gerou controvérsias, pois era somente uma peça do quebra-cabeça com uma criança chorando dentro dele. Crianças com TEA eram consideradas diferentes e sem “encaixe” na sociedade.

Hoje o símbolo usado é o do quebra-cabeças completo, com encaixes, representando a complexidade do TEA e as dificuldades de interação social. O padrão do quebra-cabeça com suas diferentes formas e cores é o simbolismo para as diferentes pessoas dentro do TEA e suas famílias, cada uma com suas características únicas dentro do espectro e como estas se apresentam em diversos graus.

A cor azul

Esta cor representa o TEA por causa da proporção de diagnósticos ser maior nos meninos.

Os meninos são a maioria nos diagnósticos de TEA. A proporção é de uma menina a cada 4 meninos dentro do espectro. Com esta incidência 4 vezes maior no sexo masculino, atribuiu-se a cor azul como a cor oficial para representar o TEA.

A instituição Autism Speaks, uma das mais conhecidas pelo engajamento ao TEA, criou o evento “Light it up blue”(ilumine em azul), que tem como objetivo a conscientização sobre o autismo. O evento acontece mundialmente no dia 2 de abril, e visa difundir a luz azul para a lembrança do TEA. Nesta data, cartões postais de todo o mundo são iluminados de azul e as pessoas também vestem azul.

O laço com quebra-cabeça

Em 1999, a fita com o quebra-cabeça foi registrada pela Autism Society e adotada como símbolo mundial da conscientização do TEA. É usada para identificar lugares onde as pessoas com TEA são bem-vindas, são locais adaptados as necessidades das pessoas dentro do espectro, seja em relação aos seus espaços físicos ou mesmo através dos seus processos de atendimento.

O brilho da fita representa o brilho das pessoas com TEA, conscientizando e lembrando a todos que as pessoas dentro do espectro podem ter uma vida na sociedade, interagindo e atuando dentro de suas capacidades, de acordo com o seu desenvolvimento.

O sinal do infinito com as cores do arco-íris

É um símbolo usado para enaltecer a diversidade e a esperança de aceitação da neurodiversidade. As cores do arco-íris representam a diversidade dentro do espectro, suas diferentes características, graus e intensidades, o degradê é a sutileza entre estas características multivariadas, tornando cada pessoa única em sua maneira de ser, fortalezas e fraquezas a serem desenvolvidas com os tratamentos adequados.

 

https://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-autismo/

https://institutoneurosaber.com.br/quais-os-simbolos-que-representam-o-autismo/

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email