Agende uma Reunião

Pedagogia no Autismo

Pedagogia no Autismo
Crianças dentro do espectro necessitam de um tratamento multidisciplinar com profissionais especializados.

Toda criança é única, tanto as que têm o seu desenvolvimento considerado normal quanto as crianças que possuem o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Crianças dentro do espectro necessitam de um tratamento multidisciplinar com profissionais especializados como neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. Um destes profissionais especializados é o pedagogo.

O pedagogo tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança em relação ao seu aprendizado escolar, as maiores dificuldades das crianças com autismo acontecem no processo ensino-aprendizado. Crianças com autismo podem ter dificuldade de concentração, de contato visual e interação social, dificultando o aprendizado.

Este profissional é uma ponte essencial entre a criança, família e escola. Ele traça uma estratégia individualizada de acordo com as necessidades de cada criança, como atuar nas intervenções para potencializar o aprendizado e também no direcionamento da família e do professor, fazendo assim com que o tratamento seja consistente e frequente.

Com o direcionamento do pedagogo, o professor conseguirá aplicar um plano específico para a criança com TEA, atingindo um melhor aproveitamento do ano letivo e a inclusão no ambiente escolar com os colegas de classe.

O trabalho em conjunto do pedagogo, professor, família e o tratamento multidisciplinar juntamente com os profissionais especializados irão fortalecer as intervenções, desenvolvendo as habilidades das crianças dentro do espectro e melhorando a sua qualidade de vida.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email