Agende uma Reunião

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se caracteriza pela dificuldade de atenção/concentração, hiperatividade, inquietação e impulsividade.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que se difere do espectro autista.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se caracteriza pela dificuldade de atenção/concentração, hiperatividade, inquietação e impulsividade.

O TDAH possui 3 tipos: o desatento, o hiperativo-impulsivo e os dois primeiros combinados em um só.

Os primeiros sintomas do TDAH surgem geralmente na primeira infância, onde a criança deve começar a aprender e seguir regras sociais. Estes sintomas se apresentam em forma de comportamentos inadequados, hiperatividade, dificuldade de concentração e interação social.

Crianças dentro do espectro autista podem apresentar comorbidade com o TDAH. O diagnóstico correto é muito importante para se aplicar a intervenção adequada que trará resultados no desenvolvimento das habilidades da criança.

Em linhas gerais, a diferença mais marcante entre o autismo e o TDAH é o tipo de comportamento predominante. Enquanto o TDAH apresenta comportamentos que destacam a inquietação e a impulsividade, no autismo por sua vez, se destacam comportamentos mais relacionados aos hábitos e atitudes que demonstram obsessão por algum assunto ou objeto.

Em alguns casos a concentração e o foco também são mais difíceis de se estabelecer em casos de TDAH.

Seguir regras para as crianças dentro do espectro pode ser desafiador pois em alguns casos elas desconhecem ou ainda não assimilaram. Para as crianças com TDAH prevalece a impulsividade.

A intervenção adequada é a chave para o desenvolvimento da criança. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor será o aproveitamento para o seu desenvolvimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email