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TEA E A FUNÇÃO COGNITIVA

TEA e a função cognitiva
Crianças dentro do espectro podem apresentar falhas na função cognitiva, ou seja, na maneira como recebem e lidam com uma informação.

TEA é o Transtorno do Espectro Autista, um distúrbio caracterizado pelo atraso no desenvolvimento de habilidades de comunicação, interação social, comportamentos estereotipados ou repetitivos e interesses restritos de preferência.

Crianças dentro do espectro podem apresentar falhas na função cognitiva, ou seja, na maneira como recebem uma informação, como se dá a sua percepção em relação a um estímulo, como acontece o seu processo de aprendizagem, raciocínio, solução de problemas, atenção, memória, entre outros.

Os processos cognitivos básicos são:

  • Atenção;
  • Percepção;
  • Memória operacional;
  • Pensamento;
  • Linguagem;
  • Inibição;
  • Flexibilidade.

A capacidade cognitiva de uma criança é avaliada de acordo com a sua habilidade em interpretar os estímulos do ambiente a sua volta e também de si próprio, observando o tipo de comportamento adotado e suas decisões ao reagir ao estímulo, interagindo assim com as pessoas ou objetos ao seu redor.

 

Crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) têm dificuldade na flexibilidade cognitiva, isto é, na capacidade de mudar rapidamente de tarefa, conseguir executar várias tarefas ao mesmo tempo (multitarefa) e de adaptação a diversas demandas do ambiente. O tipo de comportamento da criança dentro do espectro é restrito, repetitivo e adota um padrão prévio, independente do estímulo do ambiente.

Uma rotina estruturada, dividir com a criança a informação antecipada das atividades a serem realizadas e adaptação da criança ao tempo e à agenda ajuda na preparação para as mudanças, sendo úteis no dia a dia, aumentando a sua autonomia e melhorando a qualidade de vida.

O diagnóstico precoce do TEA e o início rápido do tratamento desenvolve as habilidades cognitivas da criança dentro do espectro e ajuda a lidar com os processos diários. Uma equipe interdisciplinar composta por profissionais como psicólogo, pedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico especializado em TEA, entre outros, elaboram um plano de ação com as metas a serem alcançadas e as intervenções necessárias para o seu desenvolvimento.

 

FONTE:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072017000100011

https://institutoneurosaber.com.br/caracteristicas-cognitivas-autismo/

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